Linhas

*** Texto escrito em 10/Fev/2015 para um dos desafios do grupo  500 palavras diárias de fevereiro – Escreva sobre escrever. ***

Créditos da imagem: http://sxc.hu
Créditos da imagem: http://sxc.hu

É como treinar o olhar, a escuta, a percepção, todos seletivos. Como quando estamos em um lugar tanto tempo, com o foco em outra coisa, que não percebemos mais alguns pequenos detalhes do ambiente. Uma mancha na parede, um quadro, uma foto, um barulho contínuo, como o ar-condicionado, uma torneira que pinga, ou mesmo o calor, ou o frio.

Para escrever é absolutamente necessário ampliar e apurar esse olhar, essa escuta, essa percepção. Já notou em como os grandes escritores, aqueles que não nos contenta ler apenas um livro, trazem à tona, não raro, detalhes que nos fazem rir, ou se perguntar “como nunca pensei nisso, é tão óbvio?”, ou os dois? Na verdade, podemos aplicar a mesma premissa para qualquer artista, atores, pintores, escultores, músicos, fotógrafos etc. É o discurso (suas impressões/opiniões) do mundo/homem, fortalecido pela (auto) observação. Sim, pois uma vez que se observa, precisamos de um referencial para compreender o que se está observando. Adivinha onde estão os referenciais! Em você, no que já viu, ouviu e sentiu. Portanto, esse processo (só lembrando, de treinar o olhar, escuta, percepção) vai ensinar/trazer à tona muito mais de você, do que do outro, ou das coisas.

No início acabamos por nos preocupar mais com a forma (muitos querem escrever “difícil”, com palavras da língua culta etc) e muito menos com o conteúdo. E isso costuma mudar/deslocar-se com o tempo. Deixamos então o que tem a ser posto na mesa falar e, por isso, no final precisamos revisar tudo, ou deixar que outra pessoa o faça.

Há muitos aspectos da escrita e, cada um deles encantador a sua maneira. Bem… ao menos do ponto de vista do meu referencial 😉

Então, bora escrever? Nem que seja para dizer “Eu discordo”. Mas se escrever lhe fizer discordar… bem, leia outra vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s