Respeito, moda em desuso

Respeito é uma palavra suuuuper na moda, mas em total desuso.

Crédito da imagem: http://sxc.hu
Crédito da imagem: http://sxc.hu Respeitar os limites sem precisar de barreiras. Será um sonho?

Está mesmo tudo de cabeça para baixo. Não pertenço a este lugar, sou um artefato de outra dimensão.

O amor livre, pregado no século passado, não vingou (deve ter um motivo para isso: não dá certo!). Tivesse ele vingado e não teríamos mais casamentos. Mas tem gente que retrocede e continua querendo pregar isso, até encontrar sua “metade da laranja”, pois aí o discurso muda, eu garanto.

Em nome de uma pseudo liberdade, de uma pseudo sociedade com mais amor, mais desprendimento e blá, blá, blá, alguns esquecem completamente a palavra que tanto usam em seus textos. RESPEITO.

E respeitar é, antes de tudo, não ultrapassar a linha que estabelece limites nas relações, sejam elas do tipo que forem.

Reconhecer quando se tem intimidade para falar certas coisas, usar certas expressões, faz parte de abrir o zoom do próprio umbigo e perceber quanta e qual intimidade o outro está disposto a te dar.

Hoje é “normal” sair distribuindo beijinhos, coraçõezinhos e tantos outros emoticons com demonstrações de “carinho” até para recém conhecidos na internet. Acho que nem quero saber o que mandam se têm REALMENTE intimidade. Talvez uma foto da….esquece. Me dá calafrios só de pensar. Imagine só a seguinte situação: Você está na fila do mercado e a fila está grande. Você começa a conversar com as pessoas a sua volta. A fila demora mais que o normal, vocês ficam ali bons 50 minutos e falam sobre muitas coisas, descobrem algumas em comum. No final tá todo mundo se abraçando e dando beijinhos na despedida. Vocês trocam telefones e um dia uma dessas pessoas te liga e oferece-se para conversar, um ombro amigo se você precisar. Surreal? Mas é mais ou menos isso que acontece na internet, porque algumas pessoas se julgam íntimas para tanto, depois de MUITO MENOS que 50 minutos de bate-papos entrecortados em mensagens rápidas em blogs, ou redes sociais. É só trocar ali o telefone por e-mail, ou add no face, ou inbox…

Crédito da Imagem: http://sxc.hu Precisam sinais tão evidentes de limite?
Crédito da Imagem: http://sxc.hu
Precisam sinais tão evidentes de limite?

Valha-me! Não pertenço. Não acho tão difícil assim separar o joio do trigo (ou, para ser mais clara, amigos de conhecidos), de abrir relações respeitosas e cordiais sem invadir a privacidade alheia. Até porque, se você nem bem conhece a pessoa (pode somar, você não terá nem 50 minutos de conversa com algumas delas), quiçá se ela tem marido/mulher/companheiro/companheira/afeto que não aceita bem esse tipo de intimidade, né não?

Mas isso é assunto para outra postagem (ou nunca…rs)

Até!

Ps.: Esse está sendo um mês difícil. Corrido, estranho, turbulento. Segundo uma amiga astróloga é Saturno em cima do sol de leão (sim, sou leonina). Espero que dezembro me traga de volta por aqui e por aí, colegas blogueiros que acompanho.

Anúncios

2 comentários sobre “Respeito, moda em desuso

  1. A internet me trouxe vários presentes de pessoas. Um desses, que se tornou um irmão para mim, tudo começou com um retorno dele a uma postagem minha num grupo de sonhos. Quando eu pensei: “Esse é dos meus!” 🙂 E não deu outra! A amizade que começou em 2005, continua viva até hoje!
    A amizade dele foi um divisor de água para mim:
    https://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2009/02/17/rubens-um-irmao-na-forma-de-um-amigo/

    Entendo o lance de alguém querer ficar íntimo de outra num rápido encontro casual, mas separando os cuidados que se deve ter com estranhos… Às vezes pode pintar alguém que fará diferença. E nem precisa ser para frente. Mesmo num curto período, também foi válido.

    Acho que nessas horas, seria ouvir a nossa intuição.

    Um lindo final de semana pra ti!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s