Símbolos-Signos-Pictogramas

Crédito da imagem: Http://sxc.hu
Crédito da imagem: Http://sxc.hu

          Será que mais alguém fica tão confuso quanto eu com os símbolos e signos que se modificam e se proliferam por aí?

          Explico. Não raro me pego tentando entender o que quer dizer aquele símbolo na sinalização de um lugar como shopping, estacionamento, clube etc.

          E dessa dificuldade de entendimento surgem reflexões em escalas infinitas. Da ordem de “quanto estamos realmente conseguindo nos comunicar?”

          Entendo que há símbolos tão universais que ninguém precisa parar pra pensar o que significam. É o caso de Banheiro feminino e Masculino. Bem…isso em lugares que optam pelo tradicional homenzinho e mulherzinha, mas já deparei com símbolos menos…óbvios, exigindo alguns segundos a mais para sua leitura e reconhecimento. Quando você está apertado esses segundos parecem uma eternidade, posso garantir. Fiquei aqui tentando lembrar quais eram as imagens inusitadas no banheiro de um shopping da Barra da Tijuca, que de tão estranhas mereciam um funcionário na porta indicando o caminho. Surreal. Acho que eram flores ou frutas, não consigo recordar. Algo tipo Abacaxi e Melancia. A gente tinha que entender antes que era O abacaxi e A melancia… por aí. Criatividade é muito bom, mas espera…

Crédito da imagem: Montagem de várias pegas em Blogs. Rota105 Blogspot Claudio Amorim Blogspot e Mjrcom.com Blog
Crédito da imagem: Montagem de várias pegas em Blogs.
Rota105 Blogspot
Claudio Amorim Blogspot e
Mjrcom.com Blog

          E essa placa de sinalização de trânsito? Ainda estou tentando entender. Minha primeira leitura é: Proibido tudo acima e abaixo.

Crédito da imagem: Http://sxc.hu
Crédito da imagem: Http://sxc.hu

          Coisas novas surgem todos os dias. Na área da tecnologia, então, nem se fale. Os símbolos vão surgindo e a gente vai se acostumando com eles, mas até lá… que confusão.

           Tem gente que até agora, mesmo depois de estudar exaustivamente as placas para tirar carteira, não entende aquela que tem uma seta em curva cortada. E continuam fazendo retorno em lugar proibido, quase causando acidentes.

Crédito da imagem: Http://sxc.hu
Crédito da imagem: Http://sxc.hu

          Ah, eles sabem??? Então é ainda pior. Além dos símbolos se multiplicarem e complicarem, ainda tem gente que não os respeita? Estou me sentindo um extraterrestre. Preciso descobrir de que mundo vim e voltar pra lá urgente. Antes que minha mente entre em colapso.

 Até.

Deixe um comentário

