Consciência, Memória e outros descartes

Crédito da imagem: http://www.sxc.hu
Crédito da imagem: http://www.sxc.hu

Consciência, memória, centros nervosos e o que descartamos

          Quem não está surtando está confuso. É isso o que vejo. Como se tivéssemos sido ligados na tomada. Quem não aguentou a voltagem explodiu. Quem aguentou, está só suportando, funcionando totalmente instável. Raríssimos casos dos que se adaptaram rápido, talvez por terem percebido os sintomas bem antes de todos, por terem funcionado instáveis bem antes e durante tempo suficiente para se adaptar. Bem, conheço pelo menos um caso desses. Sou “tipo” fã.

            Um dia, conversando com uma prima psicóloga a respeito, comentei que tinha a sensação de que não tínhamos HD para tantos dados. Ela confirmou minhas suspeitas, dizendo que estávamos descartando informações supostamente irrelevantes (vai saber se acertamos na seleção do descarte sempre, né?), como números de telefones, que nossos aparelhos eletrônicos guardam pra nós. Sem backup, muitos entram em desespero quando de sua morte prematura. Acontece muito.

Crédito da imagem: http://www.sxc.hu
Crédito da imagem: http://www.sxc.hu

             Eu, particularmente, sinto minha memória absurdamente afetada. Os fatos antigos continuam bem conservados, mas os recentes… bah! Chega a ser ridículo. Outro dia, voltando da rua, passei pela portaria e proferi, senhora da razão, em alto e bom tom: “Já vou trazer!”. Estava fazendo uma brincadeira com o seu Ademir, o porteiro, me referindo as chaves do carro que ele tinha me cobrado quando saí. Meia hora depois toca o interfone. Nem esperei ele falar e tasquei: “Tô descendo!”. Eu tinha esquecido, nos míseros minutos que demorei no elevador. E esse foi só um, de centenas desses acontecimentos similares. Uma amiga já atribui essas ocorrências ao tal “lemão” (do internetês; originário de alemão, simplificação de Alzheimer). Brincadeiras à parte, rola uma pulga atrás da orelha.

          Já nem me espanto (Mentira! Ainda fico chocada) quando vejo notícias de uma mãe que não percebe que o filho de 1 ano engoliu uma mola de grampo de roupa, ou que um médico não percebe a mola numa radiografia, ou que vários médicos deixam passar uma mola alojada na garganta de um bebê por 23 dias! Entre outras bizarrices devido a descuido, descaso e outros deslizes. Infelizmente.

Crédito da imagem: http://www.sxc.hu
Crédito da imagem: http://www.sxc.hu

     Tenho uma teoria maluca de que as pessoas estão perdendo a consciência gradativamente. Sério. Sempre que vejo um quase zumbi atravessando no meio dos carros totalmente alienado, em passo lento e olhar congelado, penso “Ih! Aquele já está em estado avançado. Já, já começa a grunhir e andar cambaleante, alimentando-se de carne humana.” Acha que estou exagerando? Nos falamos daqui alguns anos. Iniciei o desenvolvimento dessa teoria quando vi um vídeo, na internet, de uma mulher que entrava num banco, tirava a roupa e defecava (ou urinava, não lembro agora. Já comentei que minha memória anda péssima?) ali, no meio do salão. Depois limpava, com as roupas que tinha tirado, e saia calmamente, como se nada tivesse acontecido, para quebrar faróis dos carros estacionados por ali. Uma coisa.

Crédito da imagem: http://www.sxc.hu
Crédito da imagem: http://www.sxc.hu

          Outro aspecto preocupante é quando são afetados os centros nervosos (ah, sei lá, não sou neurocientista, neurologista, ou entendidos do assunto, dá um desconto pra licença poética), aquela área responsável pela noção de espaço, tempo e coisa e tal. Perdendo a visão difusa, proliferam cada vez mais barbeiros no trânsito. E não estou me referindo ao mosquito, que fique claro!

 Talvez a cegueira tenha sido só o primeiro estágio, Saramago.

 Até.

Anúncios

4 comentários sobre “Consciência, Memória e outros descartes

  1. total walking dead,tb adoro a série,acho q já tô quase ficando zumbi e claro,o “lemão” tá cada vez mais avançado,hahahahaahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s